Ontem eu falei um pouco de mim. Falei um pouco por que não quero expor muito minha identidade. Eu prefiro manter o suspense, para os que não me conhecem.
Eu sempre preferi os filmes de suspense exatamente pelo fato de que todos tentam fugir do clichê, todos tentam guardar o segredo até o máximo possivel, para depois expor o grande mistério em uma reviravolta absurda. (O que não deixa de ser um clichê).
Mas, Whatahell é um Clichê?
Segundo o dicionário Aurélio, clichê é uma placa fotomecanicamente gravada em relevo sobre metal, usualmente zinco, para impressão de imagens e textos por meio de prensa tipográfica.
Ou seja, uma espécie de carimbo onde em relevo se destaca os contornos de uma fotografia. Digamos que isso foi há muito, muito tempo atrás, quando não haviam carros voadores nem propulsão a luz. (hehehe).
Nas épocas mais longincuas, o tipógrafo ia formando as palavras e os textos pegando de uma enorme caixa de madeira, onde as letras estavam separadas em escaninhos, em ordem alfabética, e em cada um deles, havia um punhado de tipos de cada letra. Era como uma antiga máquina de escrever humana.
Nessa época, as fotos eram impressas atravéz do clichê. O fotógrafo enviava a foto tirada para a fábrica do clichê, e retornava numa placa de zinco presa a uma madeira, que ficasse da mesma altura dos tipos e eram "carimbadas" nas folhas dos jornais.
Interessante, muiito interessante. Mas, ora essa, o que diabus é um clichê?
Clichê é algo repetido. Uma frase, ou um ato que se repete inumeras vezes, sempre imitando quem o fez primeiro.
Assim como em uma ceia de Natal, o sujeito olha o pavê e pergunta...
[Clichê On] - É Pavê, ou é pá comê? [Clichê Off]
O próprio ato de eu estar usando essa frase nesse mesmo contesto de clichê, já é um clichê.
Mas, como fugir do clichê?
Agindo como o Guaraná Antártica... [Clichê On]"Seja o que for, seja Original"![Clichê Off]
Viu só? É impossível fugir do clichê. Mesmo que tentemos, sempre dizemos algo que outra pessoa já disse antes, e essa pessoa que disse antes copiou de alguém que disse antes, e assim, sussessivamente, numa cadeia interminável, onde sempre tem mais alguém atrás.
Mundo Louco!
[Clichê Off]
Nenhum comentário:
Postar um comentário