terça-feira, 2 de março de 2010

Memorável!







Nossa, já faz tanto tempo assim que eu não escrevo aqui?
Pelo visto, estou ficando meio sem assunto por essas bandas.
Hoje de manhã, ainda no trabalho, me lembrei que eu tinha um blog.
Me lembrei que eu escrevia antigamente, com pouco tempo de diferença entre uma postagem e outra. Foi ai que eu me lembrei de um assunto interessante que eu poderia escrever hoje.
Lembranças.
Eu tenho a memoria muito boa. Mas o interessante é, qual tipo de memória eu sou privilegiado, sabe?!
Bom, através da memória, podemos identificar todo o tipo de cor, formas, cheiros e manipular informações excessiais para nossa vida.
Existem 3 tipos de memórias:


Memória Sensorial, memória de Curto Prazo e de Longo Prazo.

Memória Sensorial é um sistema que trabalha usando a percepção da realidade pelos sentidos, retendo algumas a imagem detalhada da informação sensorial recebida pelos orgãos de sentido. Ela é responsavel pelo processo inicial de informação sensorial e sua codificação.

Memória de Curto Prazo recebe informações da Memória Sensorial e retém as informações por alguns segundos, até mesmo minutos para serem ultilizadas, descartadas ou organizadas para serem armazenadas.

Memória de Longo Prazo recebe informações da Memória de Curto Prazo e as armazena. Ela possui espaço ilimitado de armazenamento e ficam ali armazenados por tempo ilimitado.

Eu tenho uma boa Memória de Longo Prazo e tenho uma Memória de Curto Prazo muito ruim.
Não me pergunte como... pois eu não sei.
Eu sou assim mesmo, as vezes eu conto duas vezes as mesmas coisas para a mesma pessoa e fico ouvindo-as dizendo que eu já falei sobre isso com ela, ainda a pouco.
Tendo uma memória de longo prazo muito boa, eu tenho recordações que muitos amigos meus não tem. Eu lembro de coisas antigas, detalhes, como cor de roupa ou qual filme estava passando.
Por exemplo, em uma viagem para Uberlandia, em Minas Gerais, o ônibus fez uma parada em uma dessas lojas especializadas em lanches e tal. Enquanto comiamos, estava passando um filme chamado "Green Card - Passaporte para o Amor" com Gerard Depardieu.
Eu perguntei pra várias pessoas e ninguém lembra. Claro que eu me atenho a alguns detalhes, que muitos não consideram em um ambiente, mas mesmo assim, já se foram dois anos desde essa viagem,
Mas tudo bem, não é tão impressionante assim.
Minha primeira lembrança, pelomenos, uma com um tipo de data, que eu me lembro bem, foi aos meus 3 anos de idade, quando eu parei na lateral da minha casa, sozinho, em baixo da famosa Goiabeira, encostei na parede e disse pra mim mesmo:
- Tenho 3 anos!

E de lá pra cá já se foram 20 anos!

Lembro-me da morte de P. C. Farias, onde descobri o que era um Crime Passional. Lembro de assistir a reportagem sobre a morte de Ulisses Guimarães, Princesa Diana, Ayrton Senna. Me lembro da primeira vez que ouvi a musica dos Mamonas Assassinas, até mesmo de ouvir uma cópia do disco em fica K-7, onde minha amiga que devia ter uns 8 anos de idade, a mesma que a minha na época, gravara juntamente com muitas vozes, tanto dela quanto de seu tio, entre as musicas, pois ela não fazia ideia de que todo o som externo também apareceria na gravação.
Lembro de acordar as nove da manhã, ainda em minha infãncia e sentir o cheiro de lustra moveis e ouvir na TV aqueles cursos de inglês dos anos 90 que a TV Educativa, hoje TVE Brasil apresentava. Lembro de comer pão com manteiga, na mesa da cozinha, aquela azul claro com um monte de pintinhas minusculas da cor preta. Lembro de logo em seguida tomar vitamina de abacate e minha irmã já estava ouvindo musica, em uma daquelas radios que só tocavam o melhor dos anos 80. Era um rádio pequeno, de três pilhas que se fazia ouvir de longe.
Lembro ainda de ir com a minha irmã Alessandra, que é muitos anos mais velha que eu, e a mesma amiga minha que gravou a K-7 do Mamonas Assassinas, ao cinema do centro de Campo Grande, o famoso Star e assistir Titanic, em 1998. Lembro da fila enorme que tinha e ainda mais, lembro que tinha um conjunto de TV's que formavam uma imagem muito grande que vivia passando os Trailers dos filmes novos e nessa vez estava passando a do Mr. Magoo com Leslie Nielsen.
Lembro das estrelas, do cheiro das folhas queimadas da amendoeira do meu quintal, lembro do perfume da minha primeira namorada, do nome da primeira menina por quem me apaixonei, Vivian... Oh quarta serie!
Da noite que ganhei meu primeiro video game, um Master System III conpact com Sonic na memória.
Lembro de um natal em qua amigos do meu irmão passaram o dia jogando aqui em casa, com aquela pistolinha e tudo, ou de eu assistir Superamigos na CNT.
Falando em CNT, me lembro do programa Hugo, que eu vivia querendo ligar e jogar atravez do telefone.
Lembro do primeiro filme que assisti em casa, em meu video cassete novo, em 1996. True Lies, também James Cameron.
Lembro das animações que a Rede Globo colocava no inicio e no fim dos comerciais de filmes a partir de 1996. Lembro de cada momento com meus amigos.
Lembro de como me senti no meu primeiro beijo, e no meu ultimo. Lembro de como eu fiquei ao termino do meu primeiro namoro, e ao témino do próximo...
De como eu não conseguia dormir direito e dos sonhos que eu tinha quando dormir, por volta de 1996 a 1999. Lembro do meu medo/facinação pelo desconhecido. Principalmente seres Extra-terrestres e fantasmas. Tudo culpa do Fantástico da Rede Globo que me fazia ficar facinado e ao mesmo tempo amedrontado.
Lembro do Fantástico anunciando ao mundo o lançamento do filme Independence Day, dizendo que aliens irian invadir a terra e matar todos os humanos!
É engraçado se lembrar de tantas coisas, muitas delas nem um pouco importante para algumas pessoas.
Para mim, memórias são as coisas mais importantes que podemos levar para o "futuro".
No fim de sua vida, a unica coisa que te restará, é a memória.
Quando estiver em seu leito de morte, a única coisa que vai lhe importar, é se você fez grandes memórias. Se você viveu, se amou, se sonhou. Se assistiu bons filmes, e péssimos filmes, acompanhado, sozinho...
Lembre daquela musica, daquele perfume, daquele filme, daquela pessoa, daquele lugar... e principalmente, lembre-se de que...


...esqueci! :/





Um comentário:

Anônimo disse...

achei muito interessante, com texto intelingente, educativo, ainda mais vindo de um nerd grande, repito bem grande rsrsrs